IMPRENSA
53 CASOS DE COVID, NO LAR DE IDOSOS SÃO VICENTE, EM ARAPONGAS PARANÀ
Saúde confirma 53 casos de Covid-19 no Lar São Vicente e adota medidas sanitárias
A Secretaria de Saúde informou nesta sexta-feira, 11, a confirmação de 45 casos positivados de Covid-19 no Lar São Vicente de Paula. Em nota, a Secretaria de Saúde frisa o seguinte:
- Nos últimos dias foram diagnosticados com Covid-19 no Lar São Vicente de Paulo 45 idosos, 8 funcionários e infelizmente 03 vieram a óbito.
- No dia 05/06, um dos idosos foi atendido pelo SAMU e encaminhado para internamento na Honpar, vindo a óbito no mesmo dia.
- No dia 07/06, a Vigilância Epidemiológica esteve presente e realizou a testagem em todos os idosos e funcionários do Lar. Foram diagnosticados 45 idosos e 8 funcionários.
- No dia 09/06, um dos idosos que havia sido diagnosticado no dia 07/06 veio a óbito no local. Hoje, 11/06, o Lar entrou em contato com o SAMU e mais um óbito foi constatado no local; outros 03 foram diagnosticados hoje.
- Outros 03 pacientes encontram-se intubados no Hospital de referência do município.
- Conforme normativa vigente, entre elas a Nota Orientativa 41/2020 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Vigilância Epidemiológica do Município tem testado periodicamente todos os trabalhadores e idosos dos ILPIs, bem como a Vigilância Sanitária tem dado suporte, orientações e visitas técnicas sempre quando necessário.
- O Lar São Vicente de Paulo estava mantendo uma constante de diagnósticos negativos para COVID-19, sendo a última testagem realizada em 25/05, porém nos últimos dias houve um alto índice de transmissão interna e a maior parte dos idosos foram contaminados.
- Os funcionários e idosos do ILPIs foram os primeiros a serem vacinados no início da campanha de vacinação em janeiro de 2021 e todos os idosos que deram entrada após este período receberam a vacina logo após serem admitidos na instituição.
- Desde a comunicação do primeiro caso positivo, a Vigilância Epidemiológica, bem como a Vigilância Sanitária, tem tomado todas as medidas necessárias para a cadeia de transmissão do vírus possa ser interrompida pela Instituição.