IMPRENSA

A educação em tempos de pandemia

| Em EDUCAÇÃO, atualizado em 08/09/2021 Por Rodrigo Martins Gomes - diretor do colégio Olimpus

 

Em 2020, a pandemia assolou o mundo e nos colocou diante de um cenário de filme de ficção. Dúvidas, insegurança e medo pairaram em nossas mentes e começaram a fazer parte das nossas vidas.

Com toda essa novidade instalada, muitos impactos começaram a surgir. E na educação, não foi diferente. Agora, após meses convivendo com o vírus, os questionamentos aumentam e, para nós, surge a seguinte indagação: como fica o Colégio?

Ao refletirmos sobre a retomada das atividades escolares após um período de intenso isolamento, que obrigou os alunos a distanciarem-se das aulas presenciais, um dos maiores desafios está em reestabelecer a rotina e o hábito de estudo ao que estávamos acostumados.

Entendemos que, diante da turbulência enfrentada, tornou-se indispensável a reconstrução das nossas práticas. Isso porque o novo cenário que se estabeleceu requer uma reconfiguração das nossas ações.

Tais ações, no caso da escola, visam retomar as práticas educacionais e o vínculo do aluno com as instituições de ensino para que, de fato, possamos restaurar a rotina das aulas presenciais.

A importância desse vínculo e a presença do aluno em sala de aula ficaram evidentes. Quando menciono a necessidade de reestabelecermos (ou recriarmos) o hábito de estudos, a intensão é revelar que a dinâmica adotada antes do período pandêmico não se ajusta mais aos novos formatos. Agora, com a retomada da frequência escolar presencial, o êxito no processo ensino-aprendizagem ficou especialmente comprometido. É hora de recomeçar e criar novas estratégias para que possamos seguir a vida.

No entanto, o que fizemos até então não se tornou descartável. Nossos conhecimentos didático-metodológicos não ficaram obsoletos nesse intervalo de 18 meses. Digo isso pois sempre atuamos na busca do aprimoramento das condutas e abordagens em sala de aula. E, hoje, temos boas estratégias para seguir. O primordial é enxergar as necessidades do momento (que não são tão inéditas) e trilhar novos rumos, implantando recursos que possam minimizar os impactos negativos da pandemia.

Sendo assim, continuamos vigilantes, com olhar atento aos alunos e suas necessidades. Cabe a todos nós: pais, responsáveis, educadores, a missão de acolher os alunos e continuarmos o trabalho a que nos propusemos, dando o nosso melhor. Seguimos juntos!

 

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