IMPRENSA

No século XIX, Barbe-Nicole Clicquot é a primeira EMPREENDEDORA do mundo

https://conube.com.br/blog/empreendedorismo-feminino | Em , atualizado em Por

Barbe-Nicole Clicquot (empoderada no século XIX)

A madame Clicquot Ponsardin é considerada a primeira mulher do mundo dos negócios, tendo atuado no século XIX. Mesmo diante de muita resistência, conseguiu tocar a empresa deixada pelo falecido marido. Passou a entender de vinhos e conseguiu que a marca se consolidasse como uma das melhores do planeta.

Barbe-Nicole Clicquot-Ponsardin (Reims16 de dezembro de 1777 — França29 de julho de 1866), também conhecida como "a Grande Dama de Champagne" ou mais comummente Viúva Clicquot, foi uma empresária francesa do ramo de bebidas.

Nicole Clicquot, nasceu na cidade de Reims, na França, em 1777. Era filha de Nicolas Ponsardin, grande empresário francês da industria têxtil e prefeito de Reims.

Seu marido François morreu em 1805, deixando sua viúva sob o controle de uma empresa envolvida em atividades bancárias, comércio de lã e produção de champanhe. Aos 27 anos, a Viúva Clicquot, assumiu o negócio de seu marido e focou-se inteiramente na produção de champanhe e prosperou usando os fundos fornecidos pelo sogro. Sob seu comando e sua habilidade com o vinho, a empresa desenvolveu o champanhe precoce, usando uma nova técnica chamada remuage. Antes desta invenção, a segunda fermentação do vinho para criar champanhe resultou em um vinho muito doce com grandes bolhas e sedimentos dos restos da levedura usados na fermentação na garrafa (que cria as bolhas no vinho), resultando em um vinho turvo.

Com a criação do remuage, Clicquot reinventou o mercado do champanhe e se tornou uma das mais ricas empresárias da Europa. Ainda hoje sua empresa leva seu nome, Veuve Clicquot.

 

Mais Notícias